top of page
5.jpg

por Cida de Souza

MARCOLA

"A fotografia é cruel"

_____________________________________________________

_____________________________________________________

NO INVOCAÇÕES: Registros noturnos, cores, rap e paraísos. O trabalho do fotógrafo Marcola é destacado por toda a literatura que consome e toda a fotografia que crítica. Autor do trabalho "Paraísos Artificias", o artista se posiciona através de sua bagagem cultural e registra para além do seu cotidiano.

Entre citações e glorificações, o Invocações desta semana apresenta uma conversa aprofundada no pensamento dos maiores escritores da fotografia e demonstra que Marcola ainda busca encontrar o seu lugar de destaque

_____________________________________________________

MANHATTAN - HOST.png

MANHATTAN, HOST: Artista que utiliza a fotografia como sua principal ferramenta de comunicação e fundador da Agência Sangria.

Florianópolis, SC. 

7 - MARCOLA.png

MARCOLA, CONVIDADO: Fotógrafo e redator. Autor do fotolivro "Paraísos Artificiais"

São Paulo, SP.

SOBRE MARCOLA

_____________________________________________________

marcola_paraisos_010.jpg
marcola_paraisos_007.jpg

Com um pensamento bastante característico, Marcola se aprofunda nas leituras mais filosóficas sobre fotografia para construir os seus projetos. Carregando a influência das palavras de Susan Sontag e Walter Benjamin, junto com a influência da fotografia de rua de Boogie, sues trabalhos não exploram apenas os personagens que registra, mas sim toda a construção poética que uma fotografia carrega. Cores, distorções, barulhos e a força da história escondida atrás de cada fragmento.

QUOTE.png

A gente já vive

o que não acredita!

QUOTE.png
marcola_paraisos_004.jpg

Com o trabalho "Paraísos Artificiais", o fotógrafo mergulhou em uma imersão noturna, no ano de 2014, que o marcou até hoje e lhe moldou a pessoa que é. Sempre em busca do inusitado e trabalhando para crescer o seu conhecimento sobre política, sociedade e cultura, seus trabalhos se destacam pela peculiaridade das cores, saturadas e até mesmo afrontosas ao olho humano. A cor da pele negra se torna quase laranja, o grão cria uma atmosfera de filme no digital e a composição é altamente própria.

marcola_paraisos_005.jpg

Neste episódio do Invocações, o fotógrafo - e também escritor - relata que a base de sua fotografia é o estudo das palavras, dos relatos e das origens daqueles que vieram antes. Ele carrega toda a bagagem e sabedoria dos grandes escritores e filósofos da fotografia e é assim que ele cria suas metáforas e projetos autorais. É com o entendimento do antigo que ele cria o novo e destaca a sua originalidade perante a massificação das imagens no mais difícil momento das redes sociais. 

DSC00689.jpg
marcola_paraisos_006.jpg
marcola_paraisos_009.jpg

MAIS NA SANGRIA

_____________________________________________________

CITADO NO PROGRAMA:

Leia mais sobre: SELVA SP, Prêmio ESSO, Vida Posamorte, VICE: Drago e a Selva de SP.

CURADORIA:

1/5

1/5

1/5

ESPECIAL:

1/5

1/5

E-MAIL:

• Entre em contato conosco para interagir com este episódio do Invocações, com suas opiniões, críticas e sugestões, através do e-mail contato@agenciasangria.com

OUTRAS INVOCAÇÕES

_____________________________________________________

6 - FELIPE LAROZZA 2.jpg

INVOCAÇÕES COM FELIPE LAROZZA

"Conhecendo o Brasil profundo".

1 hora e 15 minutos • 23 de Setembro de 2021 

5 - CAROLINA VALENTIM 2.jpg

INVOCAÇÕES COM CAROLINA VALENTIM

"Conhecendo o Brasil profundo".

1 hora e 15 minutos • 16 de Setembro de 2021 

4 - DANILO ARENAS 2.jpg

INVOCAÇÕES COM DANILO ARENAS

"Conhecendo o Brasil profundo".

1 hora e 15 minutos • 09 de Setembro de 2021 

marcola_paraisos_008.jpg
bottom of page