top of page

TUANE FERNANDES

"A gente já vive o que não acredita"

_____________________________________________________

_____________________________________________________

NO INVOCAÇÕES: De fotografias independentes até documentários para a NatGeo, Tuane Fernandes, membro ativo do FARPA, discorre sobre a sua história como fotógrafa e os seus princípios éticos durante situações de agonia e tensão. Com relatos de momentos decisivos e reflexões sobre a presença feminina no mercado fotográfico, Tuane Fernandes relata que ainda há esperança em meio ao descontrole dos tempos modernos.​​​​​

Em uma conversa sobre o imediatismo das redes sociais e a busca desesperada pelo​ângulo ideal, o Invocações desta semana apresenta um debate único sobre a ética fotográfica e o comportamento entre fotógrafo e fotografado.​​

_____________________________________________________

MANHATTAN - HOST.png

MANHATTAN, HOST: Artista que utiliza a fotografia como sua principal ferramenta de comunicação e fundador da Agência Sangria.

Florianópolis, SC. 

1 - TUANE FERNANDES.png

TUANE FERNANDES, CONVIDADA: Fotojornalista com trabalhos para a Mídia Ninja, Folha de São Paulo e NatGeo. Membro da agência FARPA.

São Paulo, SP.

SOBRE TUANE FERNANDES

_____________________________________________________

QUOTE.png

Ser corintiana é,

também, um ato político

QUOTE.png
IMG_9963-Edit-2.jpg
IMG_1099.jpg

Com uma base de trabalho que transita entre a violação dos direitos humanos e o cotidiano de seu time de futebol favorito, os trabalhos de Tuane Fernandes são uma imersão na vida cotidiano de todo o brasileiro.

Viol​ência, descaso, luta por um espaço de fala e feminismo são alguns dos temas que suas fotografias abordam. Ora em preto e branco, ora em cor, seus registros são um símbolo de sua busca por uma linguagem autoral em meio ao mercado. 

IMG_5952.jpg

Com registros sobre o MTST, os Bate-Bolas, e, mais recentemente, a Gaviões da Fiel, Tuane realizou trabalhos independentes que emergiram para as grandes mídias. Agora, na atividade como um membro ativo da agê​ncia FARPA, seus trabalhos ganham um espaço internacional e sua postura se torna cada vez mais importante para a Ascenção de mulheres fotógrafas - sejam elas adeptas do fotojornalismo ou não.

TuaneF.7.jpg
IMG_0151-Edit (1).jpg

Em 2013, durante uma onda de protestos de amplitude nacional que expunha as diferenças políticas de uma nação que se polarizava, diversos fotógrafos foram as ruas registrar este momento único da história brasileira. ​Estes registros ganharam destaque mundial e este foi um momento crucial, não apenas para a história deste país, mas para a construção de ​​vida de muitos fotógrafos e fotógrafas. Foi neste marco que Tuane iniciou sua trajetória com maior destaque e compromisso.

1 cópias (3).jpg

No episódio de estreia do Invocações, Tuane relata seus ideais sobre a fotografia latino-americana e sobre seu processo de entendimento mercadológico, comportamental e representativo.

Para ela, a fotografia brasileira é muito mais do que uma estética única gerada pela nossa miscigenação cultural, ela é um símbolo para uma população que esta sempre na busca por espaço de conforto em meio a desigualdade social.

QUOTE.png

Não existe fotografia

imparcial!

QUOTE.png

MAIS NA SANGRIA

_____________________________________________________

CITADO NO PROGRAMA:

Leia mais sobre: NATGEO: Bombeiras, Farpa e Gaviões da Fiel.

CURADORIA:

1/5

1/5

1/5

ESPECIAL:

1/5

1/5

E-MAIL:

• Entre em contato conosco para interagir com este episódio do Invocações, com suas opiniões, críticas e sugestões, através do e-mail contato@agenciasangria.com

essa tem usar porfa.jpg
bottom of page