

A RESISTÊNCIA
DA PALHA
_______________________________________________________________________
23.08.2021


_______________________________________________________________________

Uma visão a respeito do trançado de palha de ouricuri como instrumento de resistência e da identidade local de Saubara - BA

Licuri, nicuri, e ouricuri são alguns dos nomes mais conhecidos da palmeira Syagrus Coronata. A planta é nativa do semiárido brasileiro, suas folhas tornam-se matéria prima para a confecção de diversos utensílios - como bolsas, chapéus, esteiras, e outras peças de artesanato. Em parte do Nordeste, os Tupinambás que habitavam a região deixaram como legado a utilização desta palmeira e Saubara manteve a tradição do trançado até os dias atuais.



A oralidade das trançadeiras, suas memórias e o conhecimento empírico, foram analisados e sistematizados com a finalidade de produzir um registro importante da atividade para a economia, o turismo e a cultura local. Este ensaio pretende ter finalidade histórica e social.
Para tanto, foi necessário identificar e partilhar o processo de estruturação do artesanato e apresentar algumas artesãs, das muitas, que se dedicam à concepção das peças. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza aplicada, tendo como referência também a observação do pesquisador, ativo no seu papel de cidadão de Saubara e fotógrafo, com o seu recorte pessoal, através da imagem.








Valdelice Santana Barros

“ [...] a gente tá fazendo aqui, ali, o juízo fica trabalhando, fica lembrando de quase tudo passado. Não tem como não pensar de quando começou, eu casei com 19 anos, tive 14 filhos e foi nessa lida aí: criando porco, galinha e valendo a miúdo, trabalhando em roça... Mas graças a Deus, ninguém nunca dormiu sem tomar café. Agora, não estudei porque meu pai e minha mãe não pôde botar, mas me despedaçava quase a noite toda chamando por Deus pra minhas filhas não ficarem como eu...”


Claudete Nery Santana
dos Santos

“Meu sonho é que nunca acabe a matéria-prima do que a gente faz! E que tenha alguma menina que um dia se importe em fazer isso, pra não deixar acabar. Eu já tenho 53! Já pensou? Uma coisa importante eu não queria que acabasse.”




Raimunda Alexandria
das Virgens

“Eu tinha 8 anos de idade. Esse trabalho aqui é passado de geração pra geração. Já foi de minha vó, eu acho que já foi de minha bisavó, minha vó depois passou pra minha mãe e de minha mãe passou pra mim e eu já ensinei as minhas filhas."

As tranças podem ser feitas com quatro, onze, até vinte e três tiras. São utilizadas na produção de alças, cortinas, mocós, e muito mais. As peças podem ser adquiridas nas casas das trançadeiras ou na associação Casa das Rendeiras, que reúne a diversidade do artesanato local.

O município de Saubara está localizado no Recôncavo Baiano. No contexto histórico, o que se destaca é a incansável trajetória de luta do seu povo. Sejam os homens e as mulheres que participaram do enfrentamento aos portugueses e holandeses no período das guerras, até os que presentemente enfrentam adversidades na obtenção do seu sustento. Beleza, encantos e mistérios fazem parte da sua história.

