

SÃO LUÍS,
DO MARANHÃO.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
01.02.2021


_______________________________________________________________________

"O Maranhão é um estado de riqueza cultural imensa"

Sua cultura popular e ancestral está presente em todos os quatro cantos do estado.
São Luís, não diferente, também possui história rica e diversa, como as raízes do Brasil. A cidade foi fundada por franceses, invadida por holandeses e posteriormente por portugueses. Toda essa mistura é refletida, nitidamente, na arquitetura de seu Centro Histórico - são ruas, becos e casarões com arquitetura predominantemente portuguesa, tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade.




Quando caminhamos por estas ruas, temos a nítida sensação de que estamos voltando no tempo ou encarando a história.
As pedras em que pisamos são as mesmas pisadas por portugueses e escravos na época do Brasil Colonial.
O Centro Histórico também é a região da cidade escolhida por uma grande, e variada, parte da população local para encontros e desencontros nos finais de semana. Nossos olhos capturam todas as pessoas, de jovens à adultos, de comerciantes à pescadores, de observadores à artistas e demais pessoas ligadas à cultura ocupando esquinas, praças e bares se misturando com moradores dos velhos casarões. A boemia também existe por aqui.



Comprei minha primeira câmera pensando em fazer uso da fotografia para a pintura. Inspirado nas obras de Almeida Júnior - "O Violeiro", "Saudade", "Amolação", entre outros), minha intenção era fotografar o cotidiano da cidade e utilizar a fotografia como base para as telas em óleo. Todas as composições eram feitas pensando em um futuro quadro.
Até então eu não conhecia a fotografia de rua, tão pouco seus grandes mestres. Com o tempo, descobri que não era um bom pintor, mas continuei fotografando. Compondo com o olhar de quem vai construir uma pintura e editando com a paleta de cores de quem usaria para tal.
Assim como seria nos quadros, tento com as minhas fotos mostrar como vivem as pessoas comuns e como a vida acontece próxima de mim - de vez enquanto fujo um pouco desse objetivo.
Acredito na importância de registrar nosso modo de vida sem esconder o real. Em resumo eu procuro dizer com as minhas fotos: é assim que se vive aqui.


Embora o estado do Maranhão, na divisão política regional do país, esteja localizado no nordeste, a maioria de seus festejos e costumes realizados durante o ano, são típicos da região norte.
A vida aqui é dura, assim como é para todo trabalhador brasileiro e para a grande parte do povo que vive por essas bandas - perto da linha do equador.
Aqui somos, negros, mulatos, índios, cafuzos, brancos, urbanos, rurais, ribeirinhos, litorâneos...
Vivemos em um Brasil com diversas culturas, costumes e tradições. Somos regados à grande miscigenação que esta terra tem a nos oferecer. Apesar disso, por conta de todos os aspectos culturais, nenhuma cidade é capaz de representar a totalidade dessa diversidade, pois o Brasil é um país tão grande que chega a ser vários. São Luís, do Maranhão, não seria exceção à regra. Culturalmente falando, a cidade tem uma certa mistura de Norte e Nordeste que convivem em harmonia.


"Somos brasileiros. Vivendo, sobrevivendo, amando, sonhando e, é claro, se divertindo"


